Vamos às compras!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Sabe aquela loja, principalmente as de calçados, em que a gente vai, e que não esta procurando nada em especial e chega um vendedor e te pergunta: “procurando algo especial” e voce diz que não, e ele fica andando atrás de você, colado, como se voce fosse roubar. Ou então, quando voce escolha o modelo e o vendedor faz o seguinte comentário: “Ta saindo bem este modelo” é de matar não é!

E aquela que você entra e esta olhando atentamente, ou seja procurando algo do seu gosto em meio a tantas opções, chega o vendedor, te mede de cima embaixo, tipo procurando alguma coisa pra pode elogiar, ou seja, te tirando do seu foco, para, literalmente, te “puxar o saco”.

Dica para o primeiro caso: Quando o cliente chegar fique atento, não precisa perguntar se “pode ajudar”, afinal o vendedor esta ali para vender, ou seja,  “ajudá-lo” só resta então estar sempre alerta aos movimentos do cliente e quando ele estiver procurando pelo vendedor ai sim se aproximar dizendo somente “pois não”. Aposto que o consumidor vai agradecer.

E quanto ao “ta saindo bem”, conscientemente ninguém gosta de ter o que todo mundo tem, a maioria quer ser exclusivo, voce poder correr o risco de ouvir “se todo mundo tem,  então eu não quero”.

Outra dica é: Ao observar o cliente, pontue os itens:
SEXO / ESTATURA/ FAIXA ETÁRIA e também os tons da vestes do cliente, se são mais discretos, mais coloridos, mais despojados...
Exemplo: Mulher, baixinha, de até meia idade (50 anos), geralmente prefere os saltos bem mais altos. Já uma senhora, independente da estatura,  prefere os mais confortáveis e mais baixos. Essa observação será  muito útil na falta do produto de escolha da cliente e voce (vendedor) quer dar uma sugestão a ela.

Dica para o segundo caso: Vale a primeira dica que é de apenas se aproximar do cliente quando “ele” estiver procurando um vendedor. Pule esta parte do elogio, porque o cliente não esta ali a procura disso e sim de mercadorias. Atender bem ao cliente não quer dizer que necessite de elogios, principalmente, porque soa muito superficial. O que resolve é ser atencioso, educado e gentil e rápido.

Enfim tem uma gama de “detalhes” que classifico como super importantes que, se observados atentamente, podem lhe favorecer em detrimento aos que não são observadores. Afinal, se você esta ali mesmo, então porque não fazer o melhor para que todos (lojista/vendedor/cliente) sejam beneficiados.

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